segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Tatuagens - Linhas que marcam, traços que definem


              As tatuagens são marcas que, deliberada e indelevelmente, ornamentam o corpo. Esta forma de inscrição corporal, que esteve durante longos anos exclusivamente associada ao operariado, aos reclusos, aos jovens delinquentes ou a outras figuras ligadas aos guetos criminalizados e marginalizados, difunde-se hoje um pouco por todos os grupos da sociedade.

                As marcas corporais deixaram de ser um privilégio exclusivo dos grupos sociais ditos “alternativos” ou “marginais” e passaram a ser ostentadas por homens e mulheres de estatutos e grupos sociais diversos. Todavia é consensual que o uso de marcas corporais, neste caso específico, de tatuagens, apesar de se ter assistido a uma relativa democratização, com a emersão das “sub - culturas”, “contra-culturas” ou “tribos urbanas”, continua a não ser um assunto socialmente pacífico, nem mesmo em Portugal (o dito país dos brandos costumes).
                O uso da tatuagem continua a ser facilmente associado à criminalidade e à delinquência, prova disso são as senhoras que agarram as suas malas, com toda a força e pouca delicadeza, quando, na rua, se cruzam com um sujeito tatuado, ou todos aqueles que, mesmo tendo perdido a fé aos 12 anos de idade, erguem a prece: “ e livrai-nos de todo o mal. Ámen.”. Há mesmo quem chegue a encarar a tatuagem como um sinal de criminalidade inata. Para muitos ela põe a nu a insensibilidade dos “criminosos” face à dor e o seu gosto pelo ornamento.
                Ignora-se, talvez vezes de mais, a possibilidade da tatuagem poder ser uma marca na pele, do traço que na personalidade está bem vincado.

P.S.: Porque é de tatuagens e do seu poder de comunicar que estamos a falar deixo-vos a apresentação de um dos meus filmes preferidos (American History X) na esperança que esta vos deixe com vontade de ver o filme na sua totalidade. Tirem as vossas conclusões, formulem as vossas opiniões. Desfrutem. :)

Andreia Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário