quarta-feira, 15 de maio de 2013

Vêm aí os exames (modelo Kübler-Ross)

É impressionante como a vida de um estudante chega ao fim a cada 6 meses!

Isto assim em 5 fases:

1. Negação e Isolamento ( assim que sai o calendário dos exames) - " Não acredito, ainda ontem fiz os exames do semestre passado." " Isto não pode estar a acontecer outra vez."

2. Raiva ( poucos momentos depois de perceber que falta menos de um mês para o primeiro exame e o trabalho que há para fazer chega perfeitamente para um ano) - " Aqueles fulanos (professores) devem pensar que eu não tenho mais nada para fazer." "Eu tenho uma vida fora das paredes da faculdade."

3. Negociação e diálogo (quando o aluno se lembra que tem um professor porreiro) - " Não há a possibilidade de entregar o trabalho dois ou três dias depois do exame?"

4. Depressão ( quando o aluno percebe que o professor afinal não é assim tão porreiro) - " A minha vida vai acabar aqui."

5. Aceitação (minutos antes do primeiro exame) - "Vamos a isto e, se não correr bem, há sempre um exame de recurso."

Tenta sobreviver.

Andreia Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário